Os serviços de armazenamento de objeto em nuvem pública (em inglês, Public cloud object storage – COS) surgiram como uma solução para armazenar grandes volumes de dados e são amplamente conhecidos por sua flexibilidade de implantação dentro e fora das instalações ou nuvem pública.
Muitos provedores de armazenamento de objeto em nuvem pública permitem às empresas abordar o seu crescimento de dados com resiliência e estratégias de migração de nuvem por meio de uma plataforma de ferramentas e serviços que vai muito além da capacidade de armazenamento. Além disso, eles oferecem um excelente custo-benefício (com serviços de armazenamento normalmente medidos em dólares por gigabyte por mês).
Os principais provedores de armazenamento de objeto em nuvem são capazes de criar um ecossistema de serviços que oferece uma combinação dos seguintes recursos principais:
▪ Camadas de armazenamento e ferramentas de otimização de custos com base no ciclo de vida ou política de dados;
▪ Segurança e resiliência de dados por meio de recursos nativos para alta disponibilidade, provisionamento, replicação e gerenciamento;
▪ Acesso e compartilhamento de usuários com base nas políticas das empresas;
▪ Recursos de migração e modernização de dados e aplicativos;
▪ Serviços de análise de dados na forma de painéis, relatórios ou ferramentas de visualização.
Neste artigo, nós vamos mostrar como os serviços de armazenamento de objetos em nuvem pública podem ajudar as empresas a gerenciar os desafios associados ao crescimento de dados e à resiliência de TI.
Desafios para maior segurança e resiliência de dados na nuvem
O crescimento vertiginoso do número de dados das empresas no mundo atual pode exceder a infraestrutura existente e pressionar rapidamente os limites dos planos de capacidade local e na nuvem.
Variáveis imprevistas de crescimento de dados (por exemplo, o aumento vertiginoso no trabalho remoto com a pandemia) colocam pressão adicional sobre as organizações para que possam se adaptar às novas realidades operacionais. Em muitos casos, as empresas demoram a se adaptar a essas mudanças devido a obstáculos relacionados à infraestrutura, incluindo:
▪ Silos de armazenamento causados por soluções díspares em locais de infraestrutura (por exemplo, datacenter e nuvem) ou unidades de negócios;
▪ Sobrecarga de gerenciamento devido ao trabalho duplicado e redundante em silos de armazenamento, resultando em ineficiência e mais horas gastas em infraestrutura e gerenciamento de armazenamento;
▪ Incapacidade de minerar dados para adicionar valor agregado devido à falta de ferramentas capazes de visualizar dados em toda a infraestrutura de uma empresa;
▪ Incapacidade de escalar recursos de forma rápida e eficaz ou tirar proveito de novas tecnologias, devido às limitações da arquitetura atual.
Muitas organizações modernas estão adotando o armazenamento em nuvem para enfrentar esses desafios, e essa adoção crescente se reflete na expansão consistente do mercado de armazenamento de objetos em nuvem pública.
Benefícios das soluções de armazenamento de objeto de nuvem pública
Muitas vezes, o orçamento para armazenamento das empresas não consegue acompanhar a velocidade do crescimento dos dados. Ao mesmo tempo, é preciso garantir acesso mais rápido aos dados e a capacidade de integrar ferramentas e serviços analíticos. Mas como é possível fazer isso?
As empresas devem encontrar um equilíbrio entre a promessa de gerar valor a partir dos dados e a realidade de executar os seus aplicativos de negócios de maneira econômica e segura. Para resolver essa equação, uma proporção crescente da base instalada de capacidade de armazenamento deve residir na nuvem pública, onde as organizações podem aproveitar os perfis de custo e níveis de automação e gerenciamento de serviço que as ajudam a acompanhar as demandas de infraestrutura de TI.
Os serviços de armazenamento em nuvem pública baseados em objetos são um ponto de partida ideal para muitos desses dados. Esses serviços em nuvem podem fornecer uma base de data lake que combina escala massiva com eficiência de custos.
Além disso, esses serviços permitem opções de acesso frequente (e cada vez mais eficiente) para alguns aplicativos primários e armazenamento de retenção de longo prazo (arquivamento e armazenamento a frio) de grandes repositórios de dados não estruturados com custos otimizados. Desse modo, eles ajudam as empresas a garantir a resiliência de sua infraestrutura e a capacidade de seu armazenamento futuro.
A IBM construiu um portfólio robusto de serviços de armazenamento de objeto em nuvem ao longo dos últimos anos. Ela oferece várias camadas de armazenamento de objeto para acomodar casos de uso de armazenamento primário e secundário, com recursos que incluem:
▪ O uso de algoritmos de dispersão de informações pelo IBM COS em zonas regionais para obter resiliência de dados e alta disponibilidade de armazenamento de objeto;
▪ Latência de acesso de dezenas a centenas de milissegundos, dependendo da camada de armazenamento do objeto, distribuição e requisitos de acesso a dados (por exemplo, “quente” versus “frio”);
▪ Políticas de retenção por objeto / bucket;
▪ Seleção granular de opções de camadas de “armazenamento frio” (com vários parâmetros de acesso a dados e faixas de preço em termos de dólares por gigabyte por mês);
▪ Integração direta com os serviços de inteligência artificial (AI) / analítica;
▪ Transferência física de dados em massa, bem como transferência de rede de alta velocidade.
Em parceria com a IBM, a IT TCS está empenhada em fornecer soluções que tornam mais fácil descobrir, acessar e gerenciar dados em seus ambientes de nuvem híbrida cada vez mais complexos. Entre em contato conosco e faça a sua avaliação para encontrar as soluções certas para o seu negócio.