A computação em nuvem vem mudando a forma como a TI corporativa é fornecida. Ela abriu a porta para recursos de computação e armazenamento sem limites e uma grande variedade de serviços em nuvem (Inteligência Artificial, dados meteorológicos, por exemplo).
A multicloud híbrida se tornou uma realidade para líderes empresariais e de tecnologia. Uma pesquisa recente do Gartner aponta que 81% das organizações que utilizam serviços de nuvem pública estão usando mais de um provedor de nuvem pública.
Além disso, de acordo com o relatório RightScale State of Cloud2019, as empresas estão priorizando um equilíbrio entre as nuvens públicas e privadas. No entanto, existe a necessidade de uma visão clara de como navegar e operar nesse ambiente.
Este artigo fornece um guia prático para se obter uma compreensão sobre as possibilidades da nuvem e empreender uma jornada para uma infraestrutura híbrida multicloud confiável.
Navegando em uma infraestrutura de TI complexa
Atualmente, a computação em nuvem oferece muitas oportunidades para administrar sua infraestrutura empresarial de forma mais eficaz. Ela fornece acesso sob demanda a recursos de computação, soluções de recuperação de desastres, manutenção de infraestrutura invisível, patches de segurança e muito mais.
Se você vai criar uma nuvem privada local, aproveitando uma ou mais nuvens públicas externas (ou seja, multicloud) ou utilizando uma abordagem de nuvem híbrida, os recursos de infraestrutura em nuvem podem expandir as suas oportunidades de negócio.
Porém, com essa ampla gama de tecnologias, como os usuários podem entender esses recursos e criar um roteiro de tecnologia de maneira acessível e metódica?
O que é uma multicloud híbrida?
Uma nuvem híbrida é um ambiente de computação que combina uma nuvem privada e uma nuvem pública, permitindo que aplicativos e dados sejam compartilhados entre eles. Uma multicloud se refere a um ambiente feito de mais de um serviço de nuvem e com mais de um fornecedor de nuvem. Portanto, uma multicloud híbrida combina uma nuvem privada, uma nuvem pública e mais de um serviço, provenientes de mais de um fornecedor de nuvem.
Uma estratégia multicloud pode desencadear um imenso valor organizacional, pois combina o melhor de nuvem privada e nuvem pública. Essa abordagem permite que as organizações executem aplicativos de missão crítica e hospedem dados confidenciais no local. Além disso, ela oferece a flexibilidade da nuvem pública, permitindo o movimento de informações entre os serviços público e privado.
Vantagens trazidas pela multicloud híbrida
Nos últimos tempos, os usuários passaram a esperar acesso facilitado sob demanda aos recursos de TI, por meio de uma experiência em nuvem. Desenvolvedores, engenheiros de controle de qualidade e linha de negócios querem acesso simplificado para a infraestrutura e os aplicativos. Os administradores de TI querem confiança de nível empresarial e operações simplificadas. A simplificação de todos esses processos torna-se possível com a adoção de tecnologias de multicloud híbrida Power Systems e de processos dentro do data center.
Uma das principais vantagens da nuvem pública é que ela fornece acesso efetivamente ilimitado à capacidade de computação, faturado como uma despesa operacional (OPEX). Com apenas alguns cliques, os usuários obtêm acesso imediato a novas máquinas virtuais ou contêineres – onde e quando eles quiserem.
Para tanto, empresas de todo o mundo estão explorando a tecnologia de containers e planos de desenvolvimento para integrá-la em seus sistemas. Desse modo, eles conseguem equilibrar a necessidade contínua dos seus negócios para implantar, gerenciar, operar e integrar com os aplicativos atuais baseados em máquinas virtuais.
Com a modernização e conteinerização de aplicações viabilizada pela nuvem híbrida, é possível aumentar a velocidade do desenvolvedor e fornecer um gerenciamento de nuvem híbrida consistente. Além disso, a nuvem híbrida permite estabelecer uma integração de baixa latência entre aplicações e dados críticos para os negócios, juntando aplicações tradicionais e nativas de nuvem.
Adicionalmente, tecnologias como containers e Kubernetes transformaram a forma como o software é encapsulado, instalado e operado – pavimentando o caminho para novos jeitos de entregar modelos de software.
Por que utilizar uma multicloud híbrida?
Já se vão longe os dias de construção de infraestruturas isoladas. Conforme a indústria muda para a multicloud híbrida, uma estratégia de gerenciamento de nuvem abrangente torna- se cada vez mais importante. As empresas buscam agora um modelo de interconexão para que a força coletiva de suas plataformas e provedores de nuvem possam ser aproveitados para criar a próxima onda de inovação.
Clientes de todos os setores buscam agora inovar aproveitando cargas de trabalho altamente especializadas e de ponta, incluindo AI, Blockchain e IoT. Para isso, é necessária uma nova geração de hardware e software, com uma infraestrutura para ambientes multicloud híbridos mais inteligente, mais segura e projetada a partir do zero para alimentar cargas de trabalho avançadas em ambientes multicloud híbridos.
Mas é importante observar que esses benefícios da multicloud híbrida somente serão alcançados plenamente se você tiver implantado as ferramentas adequadas de gestão. A Consultoria da IT TCS pode ajudar a sua empresa a entender os seus requerimentos e desenhar as alternativas de solução, de acordo com as suas necessidades. Entre em contato conosco e faça a sua avaliação para encontrar as soluções certas para o seu negócio.