O sizing de SAP HANA nada mais é que o dimensionamento de hardware (CPU, memória e outros elementos) para a implementação dessa solução. Com as configurações corretas, evita-se o superdimensionamento, o que ajuda a diminuir os custos.
Ao mesmo tempo, o processo adequado tem a ver com a performance. Afinal, uma estrutura que não é subdimensionada permite aproveitar ao máximo as soluções SAP HANA, o que favorece os resultados.
Para acertar nessa tarefa, veja como realizar o sizing de SAP HANA da melhor maneira para unir economia e desempenho!
Tenha dados precisos para o dimensionamento
Para que o processo seja feito da melhor maneira, é preciso contar com informações confiáveis e precisas. Ao pensar no espaço de disco, por exemplo, é importante considerar que as soluções SAP HANA pré-salvam a base de dados para o caso de interrupção abrupta. Então, quanto maior for a database, maior deverá ser essa capacidade.
Também é preciso pensar em termos de CPU, disco I/O, banda de rede e assim por diante. Então, pense em quantos serão os usuários da solução, qual é a demanda em termos de volume de informações e qual é a performance esperada. Acertar na previsão desses números permite selecionar elementos de acordo.
Adote o servidor Power System como solução de apoio
O servidor Power System, da IBM, tem grande potencial para apoiar as soluções SAP HANA. Com esse servidor, é possível ter mais eficiência no uso dos recursos e, principalmente, adaptar a escala de acordo com a demanda.
Não menos importante, é uma forma de reduzir o tempo de inatividade e, portanto, de melhorar o uso dos recursos. Isso acontece porque é possível configurar partições lógicas, em vez que ter que realizar tudo fisicamente. Então, toda a estrutura ganha dinamismo e é possível atingir os objetivos estratégicos.
Além disso, o servidor Power System oferece mais flexibilidade e resiliência para todo o sistema. A virtualização é uma parte importante do processo, já que garante mobilidade e oferece um atendimento específico a certas necessidades.
Realize o sizing de SAP HANA com foco no futuro
Além de seguir esses passos, é preciso que o dimensionamento considere, além das necessidades atuais, o que ocorrerá no futuro. Apesar de parecer um desperdício de dinheiro no presente, é uma forma de potencializar o desempenho e a economia.
Afinal, com uma estrutura flexível, é possível adotar as soluções de SAP HANA de novas formas e atender às exigências do negócio.
Novamente, o uso do servidor Power System se destaca. Como ele disponibiliza virtualização e flexibilidade, pode ser customizado mais facilmente. Sendo assim, é necessário considerar a sua importância para melhorar os resultados.
Tenha o apoio de uma consultoria especializada
Contar com a ajuda de profissionais preparados para o sizing de SAP HANA favorece o dimensionamento. Especialmente em estruturas complexas e necessidades muito específicas, isso é muito bem-vindo.
Portanto, é interessante contratar uma consultoria da área. Com a avaliação dos especialistas, é possível definir quais são as necessidades. Será ainda melhor se o time dispuser das soluções para já realizar o projeto de ambientes de TI. Com isso, evitam-se erros e há como consolidar os impactos desejados.
O sizing de SAP HANA deve ser feito corretamente para gerar economia e mais eficiência. Com um bom planejamento e o apoio do servidor Power System, o processo é favorecido.
Como o servidor se destaca entre as alternativas, veja como atualizar para o POWER9!