Email: [email protected] | Telefone: +55 (11) 5061-7845

TALLENTO ENGENHARIA: MAIS produtividade, estabilidade e SEGURANÇA COM O IBM POWER

Tempo de Leitura:

Categoria:

Data da postagem:

Autor:

As empresas que vivem o desafio da Transformação Digital buscam por tecnologias de servidores que permitam a adoção de tecnologias inovadoras, como Inteligência Artificial ou aplicações corporativas de alta performance.

O Linux se tornou o sistema operacional mais popular do planeta pelo fato de ser executado praticamente em qualquer plataforma de computação em uso hoje em dia. A sua natureza móvel e onipresente permite que as empresas aproveitem os padrões abertos e a colaboração de comunidades de software livre, enquanto exploram os atributos específicos da arquitetura. 

Porém, ao escolher uma plataforma para hospedar aplicações críticas Linux, é preciso examinar bem os benefícios técnicos e financeiros envolvidos. Neste artigo, vamos apresentar o case de sucesso da Tallento Engenharia e explicar por que a empresa decidiu adotar o Linux no processador IBM Power9. 

Como a empresa atualizou 

Ao decidir modernizar a sua infraestrutura, a Tallento Engenharia tinha como maior prioridade reforçar a segurança de seu sistema e também encontrar a solução com o melhor custo-benefício. A empresa buscava um servidor capaz de corresponder às suas cargas de trabalho, ao seu ambiente de TI e ao seu orçamento. Ela fez então uma pesquisa de mercado para escolher a melhor tecnologia disponível, e optou pelo IBM Power9. 

 “Nós tínhamos a necessidade da evolução tecnológica, e a Tips Tecnologia nos assessorou na escolha técnica e nos trouxe as opções de mercado. Além disso, também fizemos algumas cotações, e chegamos à melhor conclusão técnica com relação ao preço”, afirma Carlos Bueno, Sócio-Fundador da Tallento Engenharia. “A gente precisava de mais segurança e ainda de um sistema que nos ajudasse a acompanhar a velocidade do crescimento tecnológico implantado na empresa, com sistemas mais sofisticados. Então a gente precisava ter essa base forte, rápida e segura”, completa. 

A solução IBM Power9 oferece múltiplos ambientes Linux, sem paradas e com muito mais performance. Além disso, ela traz tecnologia superior, com machine learning e AI, para maior estabilidade e segurança de dados.

“Estamos muito felizes com a mudança, e ela vai nos ajudar muito no crescimento que vem por aí. Eu não imaginava que, na reta final, teríamos uma marca forte como a IBM, uma marca mundial. Realmente, foi uma excelente surpresa. Com relação aos valores, os preços se mostraram muito fortes e competitivos. Isso inclusive fez com que a gente concluísse rapidamente a cotação”, comenta Carlos Bueno. “Além disso, a implantação foi bastante suave, em relação à nossa equipe interna, que conta com quase 100 colaboradores, incluindo mais de 70 usuários engenheiros”, completa.  

Sobre a empresa 

A Tallento Engenharia é uma empresa de prestação de serviços de engenharia que atua há mais de 31 anos em construção, gerenciamento, energia, obras rápidas e stands no mercado imobiliário no Brasil e no exterior. Nesse período, a empresa já completou aproximadamente 1200 obras, seja como construtora ou gerenciadora. Atualmente, atua em 11 Estados do Brasil e em Nova York, com projeto em Manhattan.

 

Mais segurança para os seus dados

Todos os sistemas correm riscos de ameaça à privacidade e apresentam vulnerabilidades de implementação. O processador IBM Power minimiza essas ameaças com o mais alto nível de segurança da indústria. O Linux no IBM Power9 utiliza recursos subjacentes exclusivos de hardware e virtualização para oferecer um ambiente mais seguro, mais confiável e mais recuperável. Os sistemas Power9 também utilizam criptografia acelerada integrada a chip para que os dados sejam protegidos em movimento e em repouso.

“Decidimos a mudança de tecnologia na Tallento Engenharia primeiro por uma questão de segurança. Por isso, optamos pelo Linux. Além disso, buscamos um melhor desempenho, e ainda consideramos a questão do custo-benefício. Uma vez que não estávamos familiarizados com a tecnologia da IBM, tivemos um pouco de dificuldade. Mas a documentação por parte da IBM ajudou bastante. Hoje nós conseguimos trabalhar com essa tecnologia como se já estivéssemos fazendo isso há dez anos”, relata Ariosvaldo Junior, gerente de suporte da Tips Tecnologia. 

Essa empresa de TI focada na administração de infraestrutura de servidores presta assessoria tecnológica para a Tallento Engenharia há mais de quatro anos. “A migração de dados para o servidor atual ocorreu sem problemas. Sentimos um ganho na transferência de arquivos, para fazer a transferência do servidor para o HD, a questão do backup, e foi feito um backup na nuvem também. Nós já sentimos um ganho na abertura de arquivos e tudo mais”, completa Junior. 

 

Vantagens da plataforma IBM em relação ao x86

Cada vez mais, as empresas estão escolhendo a plataforma IBM Power Systems™, em vez do x86, para executar suas aplicações críticas do Linux e obter uma economia significativa nos custos de TI. “O Linux do IBM Power é exatamente o mesmo Linux do x86, sob o ponto de vista do usuário, em termos de visualizações, de comando, de operação. Porém, ele é diferente do Linux que roda no x86 à medida que ele usufrui das vantagens que a arquitetura provê, em termos de disponibilidade, confiabilidade, segurança, desempenho e capacidade de consolidação, fazendo mais com menos. Essas são as diferenças mais relevantes e os principais motivos pelos quais uma solução Linux no Power9 é melhor do que uma solução Linux baseada no x86”, explica Antônio Carlos Navarro, gerente de produtos na área de servidores na IBM Brasil.

Tanto os processadores IBM Power quanto os servidores baseados em x86 tiveram melhorias no seu desempenho ao longo do tempo. Entretanto, embora os servidores x86 possam ter aumentado de tamanho, capacidade e desempenho do sistema de um modo geral, o desempenho por core das ofertas de CPU multicore do x86 permaneceu relativamente a mesma. 

Em comparação, o processador IBM Power teve, em média, um aumento de 35% no desempenho por core com cada nova geração ou liberação de tecnologia. Para muitos pacotes de software baseados em Linux, normalmente o preço do licenciamento de assinatura e suporte é definido por core (ou soquete). A diminuição no número de cores necessários para a execução desses pacotes pode reduzir significativamente os custos do software.

“Muita gente acha que o Linux no Power é algo extremamente caro, mas não é. Nós temos hoje soluções com preços extremamente interessantes, algumas vezes até menores do que a arquitetura x86 equivalente”, observa Navarro.  

 

Benefícios conquistados com a solução IBM

O Linux no Power Systems fornece uma infraestrutura aberta e escalável, desenvolvida para processar grandes quantidades de dados de maneira rápida, eficiente e econômica. 

“Se a gente pensar em termos de performance, nós temos core que trabalha com alta escala de processamento paralelo, de até oito threads simultâneos, ou oito processadores virtuais (CPUs) para aplicação. E isso permite que você faça mais com menos. E quando você trabalha com softwares como o OpenShift, o JBoss, o Websphere da IBM, que são licenciados por core, isso traz uma grande vantagem em termos de redução de custos de licenciamento”, afirma Navarro.  

A IT TCS dispõe de uma extensa gama de infraestruturas tecnológicas que podem melhorar muito o dinamismo e segurança da sua empresa. Estudamos e atualizamos sua infraestrutura de forma global para ampliar sua performance e reduzir os custos de forma rápida e concisa.

Se você quer saber como essa tecnologia pode ajudar a resolver os problemas de tecnologia da sua empresa, entre em contato com a IT TCS.

Entre em contato conosco.

Desenhamos a arquitetura do seu ambiente de forma personalizada

Fale com nossos especialistas agora.

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato!