Email: [email protected] | Telefone: +55 (11) 5061-7845

Cloud Híbrida: Flexibilidade e portabilidade para aplicativos e dados

Tempo de Leitura:

Categoria:

Data da postagem:

Autor:

Atualmente, as empresas usam plataformas em nuvem e recursos de tecnologia digital para descobrir novas maneiras de aproveitar os dados e melhorar o desempenho dos negócios. A adoção da nuvem tem sido um recurso central no desenvolvimento de novos modelos de negócios orientados digitalmente.

É normal que a palavra “nuvem” seja associada comumente a soluções de nuvem “pública”, como a AWS, o Microsoft Azure, IBM  ou Google Cloud. Porém, as nuvens públicas nunca foram e nunca serão a única e real solução de cloud computing. 

Com o tempo as empresas fizeram, e continuam fazendo, grandes investimentos em infraestrutura, aplicações, processos e políticas. Mesmo pressionadas para adotar novas plataformas e tecnologias em nuvem, elas não podem simplesmente descartar os ativos que já possuem. Portanto, a solução é equilibrar a adoção de novas tecnologias e abordagens com o suporte e a modernização dos sistemas críticos existentes.

Porém, muitas organizações têm dificuldades para aproveitar todos os recursos de seus ambientes de nuvem, o que prejudica sua capacidade de atingir seus modelos operacionais de destino.

Neste artigo, vamos explorar como tecnologias como a nuvem híbrida e IA podem ajudá-lo a navegar pela mudança por meio da transformação, automação e modernização.

 

O que é a nuvem híbrida?

A nuvem híbrida integra serviços de nuvem pública, nuvem privada e infraestrutura local para fornecer orquestração, gerenciamento e portabilidade de aplicativos em todos os três. O resultado é um ambiente de computação distribuído único, unificado e flexível, que permite executar e escalar suas cargas de trabalho tradicionais ou nativas da nuvem no modelo de computação mais apropriado, com um excelente custo-benefício.

Com essa solução, você tem à sua disposição um conjunto de recursos essenciais para o mundo atual, incluindo velocidade, agilidade e portabilidade. Desse modo, as empresas podem obter maior valor dos seus investimentos em TI e reforçar a estabilidade e a segurança de seu sistema.

A nuvem híbrida permite que uma empresa:

  • Combine os melhores serviços em nuvem e funcionalidade de vários fornecedores de computação em nuvem
  • Escolha o ambiente de computação em nuvem ideal para cada carga de trabalho
  • Mova cargas de trabalho livremente entre nuvem pública e privada conforme as circunstâncias mudam

Desse modo, a nuvem híbrida – e particularmente a multicloud híbrida – ajuda as empresas a atingir os seus objetivos técnicos e comerciais de maneira mais eficaz e econômica do que a nuvem pública ou privada sozinha. 

A multicloud se refere à presença de mais de uma implantação de nuvem do mesmo tipo (seja pública ou privada), originada de fornecedores diferentes. Com esse recurso, a empresa pode usar tanto a nuvem pública, privada ou híbrida para aproveitar o que cada fornecedor tem de melhor e expandir o potenci7al da computação em nuvem, para trazer mais agilidade e inovação ao negócio. Portanto, a multicloud permite extrair o máximo do potencial da nuvem híbrida.

Na verdade, de acordo com um estudo recente, é possível obter com a nuvem híbrida até 2,5 vezes do valor derivado de uma abordagem de nuvem única e fornecedor único. Na verdade, a abordagem da plataforma acelera o valor com escala. Facilidade de implantação de aplicativos, melhor alocação de recursos e gerenciamento de dados dinâmicos são apenas algumas das inúmeras vantagens da nuvem híbrida.

 

Conheça um estudo de caso de uso da nuvem híbrida

Fundado em 2013, o TSB Bank é uma empresa comercial e um banco de varejo com 536 agências, com sede no Reino Unido. Como parte de seu plano estratégico para 2022, a TSB pretende transformar os seus canais digitais investindo £ 120 milhões em três anos. Parte desse investimento é uma solução de nuvem híbrida para ajudar a simplificar a infraestrutura tecnológica para permitir a movimentação e gerenciamento de dados, serviços e fluxos de trabalho em várias nuvens.

A TSB pretende continuar a oferecer aos clientes novos e produtos inovadores e fornecer aos clientes serviços excelentes de forma rápida, segura e compatível. Tudo isso é possível graças à sua nova plataforma de última geração que fornece recursos de multicloud e armazenagem de dados. Esses recursos também fortalecem a resiliência de TI e possibilitam tirar proveito de tecnologia de alto valor, incluindo IA, para fornecer serviços inovadores nativos da nuvem para os seus clientes.

Como resultado, a TSB tem agora uma plataforma de nuvem unificada para todos os canais e aplicativos de core banking. Esses recursos também atendem aos requisitos complexos de segurança e às exigências regulatórias com um sistema confiável e resiliente e um ambiente de tecnologia seguro. E o banco está usando a nuvem híbrida para fornecer atendimento exemplar aos seus clientes, pois pôde reforçar a segurança e a confidencialidade dos seus dados críticos.

 

Arquitetura de nuvem híbrida moderna

Atualmente, a arquitetura de nuvem híbrida se concentra menos na conectividade física e mais no suporte à portabilidade de cargas de trabalho em todos os ambientes de nuvem. Além disso, esse modelo se volta para a automação da implantação dessas cargas de trabalho no melhor ambiente de nuvem para um determinado propósito de negócios.

Várias tendências estão impulsionando essa mudança. Como parte da próxima etapa crítica em suas transformações digitais, as organizações estão construindo novos aplicativos e modernizando aplicativos legados para alavancar tecnologias nativas da nuvem. Esses recursos permitem o desenvolvimento, implantação, gerenciamento e desempenho consistentes e confiáveis ​​em ambientes e fornecedores de nuvem.

Especificamente, eles estão construindo ou transformando aplicativos para usar a arquitetura de microsserviços, que divide os aplicativos em componentes menores, fracamente acoplados e reutilizáveis ​​focados em funções de negócios específicas. E eles estão implantando esses aplicativos em contêineres –  unidades executáveis leves que fornecem uma maneira padrão de empacotar o código, as configurações e as dependências do seu aplicativo em uma única unidade que pode ser executada como um processo isolado por recurso em um servidor de processamento.

Com o avanço dessas tecnologias, a nuvem pública e privada não são mais locais físicos para se conectar. Por exemplo, muitos fornecedores de nuvem agora oferecem serviços de nuvem pública que são executados nos data centers locais de seus clientes. Nuvens privadas, antes executadas exclusivamente no local, agora são muitas vezes hospedadas em data centers externos, em redes privadas virtuais (VPNs), nuvens privadas virtuais (VPCs) ou em infraestrutura dedicada alugada de fornecedores terceirizados (que às vezes são provedores públicos de nuvem).

Além disso, a virtualização da infraestrutura  permite que os desenvolvedores criem esses ambientes sob demanda usando quaisquer recursos de computação ou recursos de nuvem localizados atrás ou além do firewall. Isso adquire importância adicional com o advento da computação de ponta, que oferece oportunidades de melhorar o desempenho do aplicativo global movendo cargas de trabalho e dados para mais perto de onde a computação real é realizada.

Como resultado, a infraestrutura de nuvem híbrida moderna está começando a se aglutinar em torno de uma plataforma multicloud híbrida unificada que inclui:

  • Suporte para desenvolvimento e implantação de aplicativos nativos da nuvem em todos os tipos de nuvem (pública e privada) e provedores de nuvem;
  • Um único sistema operacional em todos os ambientes;
  • Uma plataforma de orquestração de contêineres – normalmente Kubernetes – que automatiza a implantação de aplicativos em ambientes de nuvem.

O desenvolvimento nativo da nuvem permite que os desenvolvedores transformem aplicativos monolíticos em unidades de funcionalidade focada em negócios (microsserviços) que podem ser executadas em qualquer lugar e reutilizadas em uma variedade de aplicativos com o uso de containers, conforme comentamos antes.

Um sistema operacional padrão permite que os desenvolvedores construam qualquer dependência de hardware em qualquer contêiner. E a orquestração e automação do Kubernetes oferece aos desenvolvedores um controle granular, definir e esquecer sobre a configuração e implantação do contêiner – incluindo segurança, balanceamento de carga, escalabilidade e muito mais – em vários ambientes de nuvem.

 

Benefícios de uma plataforma de nuvem híbrida unificada

Uma estratégia de nuvem híbrida unificada pode trazer uma série de benefícios significativos, incluindo:

  • Maior produtividade do desenvolvedor
    Uma plataforma de nuvem híbrida unificada pode ajudar a expandir a adoção de metodologias Agile e DevOps e permitir que as equipes de desenvolvimento desenvolvam uma única vez e implantem em todas as nuvens.
  • Maior eficiência da infraestrutura
    Com controle mais granular sobre os recursos, as equipes de desenvolvimento e operações de TI podem otimizar os gastos em serviços de nuvem pública, nuvens privadas e fornecedores de nuvem. A nuvem híbrida também ajuda as empresas a modernizar os aplicativos com mais rapidez e conectar os serviços em nuvem aos dados na nuvem ou na infraestrutura local de maneiras que tragam inovação e agreguem novo valor.
  • Maior conformidade regulatória e segurança
    Uma plataforma unificada permite que uma organização aproveite as melhores tecnologias de segurança em nuvem e conformidade regulatória e implemente a segurança e a conformidade em todos os ambientes de maneira consistente.
  • Aceleração geral dos negócios
    Inclui ciclos mais curtos de desenvolvimento de produtos, inovação acelerada e tempo de colocação no mercado. Além disso, possibilita resposta mais rápida ao feedback do cliente, entrega mais rápida de aplicativos e integração e combinação mais rápidas com parceiros ou terceiros para fornecer novos produtos e serviços.

Diante de tantas opções de provedores e serviços cloud, é muito importante que as empresas saibam escolher as opções mais adequadas para cada aspecto do seu negócio. Para isso, elas devem contar com a ajuda de profissionais capazes de conhecer cada provedor de nuvem e os recursos oferecidos por cada um deles.

Nós dispomos de uma extensa gama de infraestruturas tecnológicas que podem melhorar muito o dinamismo e segurança da sua empresa. As nossas soluções de nuvem híbrida oferecem flexibilidade e portabilidade para aplicativos e dados. 

Entre em contato conosco para que possamos bater um papo sem compromisso e traçarmos a melhor estratégia para o seu negócio.

 

Desenhamos a arquitetura do seu ambiente de forma personalizada

Fale com nossos especialistas agora.

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato!