Email: [email protected] | Telefone: +55 (11) 5061-7845

Como aumentar a resiliência de dados para contêineres

Tempo de Leitura:

Categoria:

Data da postagem:

Autor:

Para muitas equipes de TI, os contêineres e microsserviços agora desempenham um papel significativo no desenvolvimento de aplicativos. De acordo com uma pesquisa do IDC realizada em 2020, mais de 50% das empresas implantaram contêineres em seus ambientes, com mais de 34% citando implantações de produção.

A rápida adoção de contêineres não é surpreendente, considerando os enormes benefícios que as empresas estão obtendo, como maior portabilidade de aplicativos, melhor eficiência de recursos e maior produtividade do desenvolvedor. No entanto, conforme as empresas dimensionam o seu ambiente de contêiner, muitas vezes elas enfrentam desafios como habilidades insuficientes e custos incertos. De acordo com o IBM CP&I Buyer Behavior Study, a falta de habilidades é a barreira mais comum para a adoção de contêineres / microsserviços, seguida por ROI incerto.

Como resultado, muitas organizações padronizaram e centralizaram o gerenciamento de aplicativos baseados em contêiner. De acordo com o mesmo estudo da IBM, 47% das empresas usam uma solução de gerenciamento de contêineres ou orquestração.

Neste artigo, vamos explicar a importância de garantir a resiliência de dados para contêineres, microsserviços e ambientes de nuvem híbrida.

 

Vantagens e desafios da adoção de contêineres para a proteção de dados

As equipes de desenvolvimento e operações agora se movem para contêineres porque eles são mais ágeis do que as imagens de máquina virtual (VM), permitindo maior portabilidade, melhor disponibilidade de aplicações e demandando menos recursos do sistema.

Além disso, a implantação de contêineres pode mudar drasticamente a velocidade com a qual as equipes podem se mover da implantação para a produção, proporcionando maior agilidade, produtividade e vantagens competitivas.

Porém, embora o gerenciamento de contêineres e as soluções de proteção de dados existentes tenham vantagens operacionais claras, eles devem atender às necessidades críticas de TI e desenvolvimento de aplicativos enquanto mudam para ambientes de nuvem híbrida. Para isso, devem contar com suporte para padrões abertos, interfaces amigáveis para desenvolvedores, recuperação completa de dados, segurança de dados, resiliência de dados e capacidade de se adaptar rapidamente a novas situações no futuro.

Portanto, conforme os aplicativos em contêineres entram em produção, as empresas devem buscar adotar uma abordagem holística para proteção, gerenciamento e segurança de dados para expandir a sua estratégia de contêiners e microsserviços.

À medida que as empresas movem os aplicativos em contêineres para a produção, é fundamental que elas tenham acesso a uma proteção de dados que unifique o backup e a recuperação para ambientes físicos, VM e contêineres. A integração nativa com o Kubernetes aumenta a produtividade do desenvolvedor, enquanto a capacidade de proteger os volumes persistentes e os metadados operacionais garante a recuperação completa. Além disso, o suporte a snapshots CSI fornece a flexibilidade de utilizar o armazenamento pronto para contêiner existente e o armazenamento nativo do contêiner.

 

Simplificando o armazenamento na nuvem e na borda

Frequentemente dispersa geograficamente e desconectada do data center, a computação de borda pode armazenar grandes quantidades de dados que poderiam ser utilizados em análises e IA. Por isso, eles precisam contar com uma plataforma integrada, que simplifique o acesso e a disponibilidade de dados do data center até a borda da rede e em ambientes de nuvem pública. Alem disso, elas precisam garantir resiliência de dados para backup e recuperação nos ambientes locais e remotos.

A IBM está enfrentando esse desafio com vários produtos de armazenamento inovadores. O IBM Spectrum® Fusion é uma solução de armazenamento definido por software (SDS) nativo de contêiner que combina a tecnologia de sistema de arquivo paralelo geral confiável da IBM (IBM Spectrum® Scale) e seu software de proteção de dados líder (IBM Spectrum® Protect Plus). Este produto integrado simplifica o acesso e a disponibilidade de dados do data center até a borda da rede e em ambientes de nuvem pública.

Em parceria com a IBM, a IT TCS está empenhada em ajudar os clientes a impulsionar as suas mudanças para contêineres e para a nuvem híbrida, fornecendo soluções que tornam mais fácil descobrir, acessar e gerenciar dados em seus ambientes de nuvem híbrida cada vez mais complexos. Entre em contato conosco e faça a sua avaliação para encontrar as soluções certas para o seu negócio.

Entre em contato conosco.

Desenhamos a arquitetura do seu ambiente de forma personalizada

Fale com nossos especialistas agora.

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato!